Camila Brandão's profile

Projeto Capela de São José

Capela de São José
             Uma nova arquitetura sobre uma antiga lembrança
​​​​​​​
O projeto se trata do Trabalho de Conclusão de Curso que realizei em 2020, avaliado pela banca com nota máxima.

A abordagem do projeto se trata de uma arquitetura religiosa, cuja finalidade é propor um anexo a uma capela existente, em um vilarejo afastado de meios urbanos, localizado na divisa de São Paulo com Minas Gerais, mais precisamente entre as cidades de Poços de Caldas e Águas da Prata.
Fotos do local: Bairro da Cascata - Águas da Prata. São Paulo - SP.
O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um projeto que utilize materiais que representem a história e características do local, focando nas sensações do indivíduo no ambiente, ou seja, afirmando os princípios da fenomenologia como base da proposta arquitetônica, e destacando a simbologia própria dos edifícios religiosos católicos.

A opção pela fenomenologia justifica-se, pois, o lugar selecionado para intervenção tem forte apelo simbólico e ritualístico para os moradores da cidade. Portanto, priorizar o significado dos ritos e das histórias locais é uma forma de relembrar e evocar valores locais do passado e sinalizá-los no edifício a ser projetado.
Foto da Capela de São José, objeto da pesquisa para intervenção arquitetônica.
A história que permeia o interesse na região está nos relatos de meus antepassados sobre a rotina do vilarejo. A maioria dos habitantes eram agricultores, que dependiam inteiramente de boas condições climáticas para sobreviver. Nos momentos de estiagem, os moradores recorriam a fé, orando pelo fim das dificuldades.


Ilustrações sobre a história do vilarejo
Nesses momentos de prece, os moradores organizavam uma procissão que partia da capela de São José, caminhando até o topo de um morro em que havia uma cruz de madeira, e ali faziam as orações pedindo chuva.
Única fotografia de procissões no local. 1932.
Após estudos sobre as possibilidades de uso, necessidades dos moradores e da consideramos as análises e estudos desdobrados para a proposição de uma nova volumetria, partindo da compreensão histórica do local, de seus valores e necessidades; passando pelo estudo da fenomenologia, afinando o entendimento dos elementos arquitetônicos e naturais para o despertar dos sentidos humanos; e aprofundando tal conhecimento.
Croquis esquemáticos sobre o processo de projeto
As possibilidades de implantação do anexo visam um uso mínimo de área construída, não há necessidade de uma infraestrutura que ocupe a mesma porcentagem de área que os antigos anexos utilizavam. O terreno da capela será mais livre, entretanto, não será vazio. O espaço não edificado deverá também carregar o simbolismo e intenção de projeto da volumetria construída, transpassando a história contada pela memória local, sendo mais um ambiente de reflexão que irá contribuir com a sensação de estar do indivíduo, envolvendo também o sentido e direção de que as pessoas poderão percorrer na nova proposta.
Croqui esquemático sobre o processo de projeto
A princípio, a forma desse anexo foi pensada com retas, sendo totalmente ortogonal. Porém, quando se percebe seu entorno, sua abundância em elementos naturais, suas particularidades, o ortogonal foge da realidade do local. Se torna um contraste heterogêneo, não se funde com as histórias do passado e nem com seu presente.

A curva é um elemento singelo, aos olhos, parece infinita. É suave, porém presente. Dependendo do ângulo, o indivíduo não vê o inicio e nem o fim. Quando se está no côncavo da curva, o indivíduo se sente abraçado, enquanto o contrário, se sente em uma amplitude inexplicável.
Croqui esquemático sobre o processo de projeto
O espaço do terreno ao lado da Capela se torna uma praça aberta, com degraus elevando os passos dos visitantes a um percurso agradável, proporcionando uma possibilidade a reflexão e permanência. Áreas mas abertas são moldadas pelas diferenças de altura, rampas gramadas acompanham os degraus e convidam o visitante a se deitar e olhar o céu, acompanhados pelo plantio de Agapantos, plantas que existem em toda a extensão do local, inclusive na Capela, Lírios, que reforçam a presença da figura de São José, entre outros plantios que emolduram e evocam a presença da natureza local.

O desenho do piso acompanha o percurso de andar em direção ao alto, fazendo uma procissão até a sua evolução e ascensão, seja ela através dos aprendizados litúrgicos, educacionais ou espirituais.
Implantação
Planta
Corte AA
Corte BB
Detalhe estrutura da Capela do Santíssimo
Projeto Capela de São José
Published:

Owner

Projeto Capela de São José

Published:

Creative Fields